Sete dicas pra quem quer começar um blog #rotaroots

13/03/2015



E aí que, eu faço parte desse grupo faz tanto tempo e, lá tem tanta boa e querida que, hoje me animei para postar um dos temas sugeridos (de março), como indica o título deste post.

Primeiro devo dizer que, tenho blog há 16 anos! Sim minha gente, faz tudo isso! Blogo desde a adolescência pelo simples fato de, gostar muito de escrever! Com o tempo, o blog foi virando de pessoal para blog de beleza, porque as coisas mudam, assim como a gente, certo?!?

Meu blog não é TOP e nem é blog de sucesso, mas é o espaço onde falo das coisas que gosto, compartilho idéias...é o lugar onde me desligo dos problemas do cotidiano e escrevo sobre o que me dá prazer...nesses anos de blogosfera vi muitos blog explodirem e se tornarem fenômeno, mas sempre tem alguns itens que fazem a diferença, sacam? Então vou dividir com vocês alguma dicas que fui conhecendo através dos anos...vamos lá!

A-há! Sim, minha dica é: tenha personalidade! Não crie um blog apenas porque está na moda ou porque você quer ganhar dinheiro! Eu sei que, estar na crista da onda é você ter um blog de sucesso, ter muitos parceiros e ganhar rios de dinheiro, mas calma colega! As coisas simplesmente não acontecem do dia para a noite...Tenha um blog pelo fato de gostar de escrever, de blogar e compartilhar algo que você goste...se começar, apenas pelo fato de estar na moda e achar que vai ganhar dinheiro, as chances de se frustrar são grandes...E o fato de, imprimir sua personalidade nos posts, vai trazendo gente que se identifique com você (aos poucos) e, dessa forma você não vai apenas acumulando números, mas vai ter um público fiel que goste do seu conteúdo.

É bem importante definir um segmento para o seu blog. Saiba se vai escrever sobre sua vida pessoal, se vai falar sobre moda, beleza, entre outros. O tema do blog vai definir seu público alvo! Se seu espaço abordar vários assuntos, intercale as postagens, para que o conteúdo fique "aleatório", assim seu leitor sabe que vai encontrar de tudo um pouco por lá e vai ter mais motivação para navegar pelas outras páginas do seu blog.

Definido o tema do seu blog, procure desenvolver um layout coerente com os assuntos que você vai abordar ou com sua personalidade. Eu já tive muitos layouts diferentes de acordo com fases da minha vida. Por exemplo: meu blog fala sobre compras, cosméticos, maquiagem...já tive layout cheio de figuras (perfumes, makes, esmaltes) e, agora estou numa fase mais serena da vida, mais madura, então optei por um layout floral, que combina com minha personalidade. Lembre-se também de não carregar demais com imagens, para não pesar visualmente e SEMPRE destaque a área das postagens! Ali é a essência do seu conteúdo, então precisa estar sempre com a maior visibilidade; colocar a área dos posts com fundo diferente do background é uma boa sacada! E lembre-se: muita gente vai encontrar seu blog por aí e, a primeira impressão é a que fica: seu blog pode ter um conteúdo maravilhoso, mas às vezes o layout está tão poluído que o leitor nem se dá o trabalho de conferir  o que você escreveu!

Muito bem: seu layout é lindo, clean e organizado, agora quero ver o que ele pode me oferecer! Ter um conteúdo bacana é o que vai confirmar se, você vai conquistar um visitante fiel ou não. Tenha um título que chame a atenção para o que você quer falar, mas não invente! Nada de mentir para o seu leitor! Vira e mexe, vejo em um grupo do FB o povo colocar coisas do tipo: "Descobri uma coisa incrível, você não pode perder!", aí você clica no link e o assunto não tem nada a ver com o que foi divulgado...isso é destestável, sério! Blogs assim, entram na minha lista negra! Seja coerente! O título precisa chamar atenção para o conteúdo do texto que você escreveu. Sempre ilustre suas postagens com fotos ou figuras; NUNCA use fotos de terceiros! Use as fotos que você produziu; uma boa iluminação permite que você tire fotos boas até com celular! E sempre dê créditos às imagens que você pega na internet...SEMPRE! Se for falar de assuntos específicos pesquise bastante antes, para não passar informações erradas aos seus leitores. Quem procura seu blog, busca informação e você não pode decepcioná-los. A frequência dos posts é importante, mas é muito mais interessante você fazer dois posts bons por semana do que sete que não agregam nada pra ninguém.


Você não precisa escrever de forma coloquial no seu blog, mas PRECISA saber ao menos o básico da Língua Portuguesa! Blogs com erros de português são imperdoáveis, afinal você está escrevendo para sabe-se lá quantas pessoas! Fico apavorada com gente que confunde mas com mais e a gente com agente! Galera, tem dificuldade com a escrita? LEIA!!! Leia muito e leia tudo! Isso ajuda muito a ampliar seu vocabulário e a conhecer a grafia das palavras; não existe outra forma de aprender! Se esforce, porque é muito feio ler textos de alguém que mal sabe escrever!

Como eu disse lá em cima, a qualidade do que você faz é muito mais importante do que a frequência com que você posta, portanto seja organizado. Tenha um caderno de anotações para marcar tudo o que for inspirador para uma postagem, faça uma pasta de imagens e conteúdo, anote as idéias e insira no seu cronograma; ao elaborar seu post, decida o assunto que vai abordar, faça pesquisas quando necessário, pesquise/produza imagens para ilustrar o conteúdo, defina o título adequado, determine as tags/categorias que a postagem será inserida; reserve um tempo para divulgar as postagens nas suas redes sociais (fanpage do blog, twitter, instagram e grupos de divulgação) e, principalmente: tire alguns minutos do seu dia para responder comentários na midias do blog e, isso já é a próxima dica...

Acho muito importante dar atenção a quem reserva um tempo do dia para ler o que você escreve. Portanto, esteja sempre disponível para responder aos comentários do blog (e canal, quando tiver), para interagir com os seguidores da fanpage, instagram e twitter. É importante que, quem está lendo seu blog saiba que existe uma pessoa de verdade por trás daquilo, alguém acessível e disponível. Da mesma forma, comente nos blogs que você gosta, interaja com outros blogueiros. Conheça blogs novos, participe dos grupos de divulgação que você goste e encontre outras pessoas que você curta. Existe todo tipo de gente, e muita gente bacana na blogosfera, que têm muito em comum com você! Mas lembre-se sempre de ser sincero e ser você mesmo; nunca se aproxime de alguém para tirar vantagem ou use outro blogueiro como escada para o seu sucesso. O reconhecimento vem com o tempo e deve ser genuíno e, exclusivamente mérito SEU!

Espero que tenham gostado das dicas! Esse post faz parte da blogagem coletiva de março do Rotaroots.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elogios? Críticas? Sugestões? Deixe aqui seu comentário!

Image Map